quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Repaginando o Acontecer

Olá seguidores, amigos, curiosos e visitantes!
Faz tempo que venho com vontade de escrever, de mudar, de reformular esse blog. Originalmente o construí para postar fotos que eu tirava durante minha graduação e meus olhares sobre o Mundo, porém, decidi que irei escrever sobre aquilo que mais gosto, Geografia!
Aqui, agora, escreverei sobre a ciência geográfica, as dificuldades que encontrei na graduação, as dificuldades que agora encontro para o exercício da profissão, dicas, explicações e até quem sabe opiniões.
Primeiramente me sinto na obrigação de explicar o porquê deste nome, Acontecer Complementar. Idealizei este nome devido a uma publicação, O retorno do território, do mestre Milton Santos, geógrafo brasileiro de grande destaque na ciência geográfica. Ele conceitua três aconteceres (homólogo, complementar e hierárquico) dentro do território e suas novas significações e novos lugares.  Em suas próprias palavras o acontecer complementar:
                                                    “... é aquele das relações entre cidade e campo e das relações                                                                 entre cidades, conseqüência igualmente de necessidades                                                                         modernas de produção e do intercâmbio geograficamente próximo”                                                                                                                     (SANTOS, 1997, p.132).
 Diante disto, vi ali um conceito do que mais me chamava atenção durante meus estudos no ensino médio e na graduação, a relação entre campo-cidade e as relações existentes entre as cidades através da produção. A palavra, complementar, me remete a uma ideia de conexão, me remete a ideia de que todas as coisas deste mundo estão conectadas e se complementam, e que se formos analisar profundamente achamos relações integralizadas. E é assim que eu vejo o mundo, conectado, integralizado, complementado.
Explicado o objetivo do blog e o seu nome, creio que daqui para frente será um ótimo lugar para o auxílio aos estudantes, professores e admiradores da Geografia.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário