terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Métodos de estudos

Olá visitantes do Acontecer Complementar, hoje vou trazer algumas dicas junto com relatos pessoais que podem ajudá-los em algum momento nos seus processos de estudos. 

Durante todo o meu processo de formação, desde o Ensino Médio e mesmo até depois de formar, ao estudar para provas de concursos e processos seletivos utilizei um método de estudos que tinha sido eficaz. Utilizava-o, porém, descobri a pouco tempo o canal do Fernando Mesquita  onde ele explica e até nomeia esse método. Indico muito o canal do Fernando para quem busca motivação, orientação para estudos, seja ele para vestibular, provas de pós-graduação ou concursos (área que ele mais foca).

Pode parecer um discurso bem meritocrata mas sempre busquei ver vídeos motivacionais, livros, frases que me inspirassem a acreditar em mim e continuar firme nos meus objetivos e portanto, nos meus estudos. Comecei faz pouco tempo a focar em estudar para provas de concurso, por muito tempo apenas fazia as provas sem ao menos ler um tema que cairia na prova. Depois de ser reprovada, ficar em colocação baixa comecei a adotar alguns métodos e me disciplinar. Não foi uma tarefa fácil, depois de sair da faculdade fiquei acomodada, raramente abria um livro pra estudar e quando fazia me via pegando o celular e olhando o whatsapp, facebook e todas as redes sociais que eu tinha direito.

O método que vou explicar, tem muitas coisas em comum com o do Fernando Mesquita que o chama de Ciclo EARA, e eu chamo de método topzera da aprovação. (brincadeira) Alguns eu já utilizava na graduação e outros comecei só agora depois de formada.

A primeira coisa que você tem que ter em mente quando for se preparar para qualquer prova é, obviamente, escolher o tema/disciplina que se tem que estudar. Logo após separar bons materiais para o estudo, na internet há milhões disponíveis e de boa qualidade. Você irá gastar umas horinhas procurando e garimpando mas valerá a pena no final todo o tempo gasto.

Sempre coloquei em minha cabeça que eu deveria me esforçar mais do que achava que estava para obter bons resultados. Como disse anteriormente, frases motivacionais me movem e uma que tenho pregada na parede do meu quarto é: “Estude o dobro, pratique o triplo e fale a metade!” .
Outra coisa que me ajuda é acreditar no meu potencial, acreditar naquilo que se almeja, pois se você mesmo não acredita, quem mais resta para torcer se nem mesmo você acredita no seu próprio valor?

O primeiro passo que dou é montar um cronograma, no excel ou em um papelzinho mesmo, botar metas, objetivos, prazos. Exemplo: Vou estudar para o vestibular. Ok. Elenque todas as disciplinas cobradas, coloque o horário disponível que você tem e os dias da semana e tente distribuir essas disciplinas de um modo que sempre dê para você estudar todas durante a semana. Deixe um tempo para revisão de material e resolução de exercícios. Coloque metas anexadas a esse cronograma pois estará diagnosticando a sua evolução. Abaixo peguei um print de uma planilha de horários que esquematizei para orientar meus estudos para uma prova, tudo depende do seu tempo disponível para o estudo.

Um dos maiores desafios que enfrentei quando comecei a estudar realmente foi manter o foco e a concentração somente nos estudos. Demorei de 2 a 3 semanas para conseguir estabelecer uma rotina diária de estudos. Para isso utilizei a Técnica Pomodoro, de cronometrar o tempo estudado e depois ter um descanso. Comecei com 25 minutos, escolhia um tema para estudar e ficava os 25 minutos e o celular despertava e eu tinha 10 minutos de descanso para fuçar nas redes. E depois voltava a estudar o tema se não tivesse terminado ou começava outro tema. Com o passar dos dias fui aumentando o tempo destinado a um tema até que cheguei em 1hora e 30minutos de estudos e 15 minutos para descanso. Teve dias que desligava o despertador e continuava a estudar, e isso não era um problema pois já havia conseguido estipular um foco, uma rotina, havia me acostumado a manter a concentração apenas naquilo. A pedagogia progressista teria vergonha de mim, pois se lutou tanto para a autonomia e liberdade dos alunos e eu aqui, pregando uma alta disciplina rígida. hahahhah

O Fernando Mesquita fala uma coisa que eu também concordo, repitam comigo: LER NÃO É ESTUDAR. Isso, agora todos juntos: LER NÃO É ESTUDAR. LER NÃO É ESTUDAR. LER NÃO É ESTUDAR.

Se você acha que ao ler um texto você viu aquela matéria, você está errado! Amanhã você já não vai mais lembrar de nada. Ok, diria que 1/3 você lembrará.

Suponhamos que esteja estudando para o vestibular, na disciplina de Geografia na temática de Climatologia, ao ler os textos a respeito no final você vai deixar eles de lado e fazer um resumo do que você leu. Faça um fichamento a respeito da temática utilizando as suas palavras. Garanto que seu desempenho irá aumentar um pouco com isto.
Essa técnica é a da revisão, faça um resumo daquilo que se leu ou aprendeu pois na hora que estiver perto da prova ou resolvendo exercícios será mais fácil de achar no material. Outra técnica excelente é fazer mapas mentais, são sucintos, objetivos e exercitam sua mente a assimilar os conteúdos. Nas semanas e até em horas anteriores as provas, ele é um ótimo recurso para revisão. Vou deixar aqui um vídeo excelente explicando Como se faz um Mapa Mental .

Para fixar o conteúdo aprendido outra técnica que indico é a de aplicar seus conhecimentos em resoluções de questões. Desde o primeiro dia de estudo já comece resolvendo questões, se você está fazendo prova pra vestibular/enem, concurso, processo seletivo, resolva questões de edições anteriores da banca que aplica a prova. Não tenha medo de resolver as questões logo de primeira pois assim você vai estar se acostumando com o que os examinadores costumam pedir nas provas, vai se acostumar com a linguagem utilizada. Faça questões objetivas, discursivas, TREINE!

Uso também uma técnica que pode parecer meio diferente, é a técnica da aula. Terminou de ver um conteúdo? Compreendeu? Agora finja que você está diante uma sala de aula cheia de alunos e explique o conteúdo que acabou de aprender. Ou finja que está fazendo um seminário e apresente para o professor. Eu costumo fazer isso no banho ou quando faço janta, também gosto de imaginar que estou interagindo com algum aluno e ele surge com uma dúvida e eu respondo. Essa é uma forma de revisar sem estar com os materiais de estudo, para ver o que seu cérebro conseguiu assimilar sem ter um auxílio dos livros, cadernos ou computador.

Também gosto de estudar em lugares diferentes do que estou acostumada a estudar, as vezes ficamos somente no nosso quarto, dentro de nossa casa estudando no conforto, mas quando chegamos no dia da prova nos apavoramos e acabamos esquecendo tudo. Estudar em lugares diferentes faz com que seu cérebro se ambiente a diversas situações e se adapte.

E por fim o que sempre me acompanha para qualquer prova que eu faça é um caderninho com anotações da minha evolução, marco os conteúdos já vistos dentro do prazo que eu me estipulei, horas estudadas, questões feitas com os acertos, simulados que já realizei. Tudo registrado para diagnosticar e avaliar o meu desempenho e evolução. Sempre que eu conseguia cumprir uma meta dentro do prazo estipulado eu comemorava, pois creio que deve-se comemorar as pequenas conquistas, os pequenos avanços que conquistamos.

Depois de me formar fiz várias provas de concursos e processos seletivos e não conseguia nem 40% de acerto pois achava que não precisava estudar, já tinha feito 5 anos de faculdade né? Deveria saber tudo. E toda vez que não conseguia aprovação me colocava pra baixo achando que não era capaz, que eu escolhi a profissão errada, mas era um erro meu, pois como vou lembrar sobre a História do Pensamento Geográfico, coisa que vi no primeiro período da graduação? Daí me veio Paulo Freire pulando, cantando em ciranda na minha cabeça: O professor tem que reconhecer que ele não sabe de tudo, que tem que aprender todos os dias, estudar sempre! E acima de tudo reconhecer a sua ignorância.

Desde que reconheci essa minha ignorância e abaixei a bola, sentei a bunda na cadeira e comecei a me organizar, estudar, revisar e aplicar, tenho melhorado muito a minha evolução em provas. Posso não estar contratada neste momento e muito menos ser um exemplo de superação, mas minha confiança subiu 100% no tanto que sou capaz e posso alcançar os meus objetivos. Só estou começando, mas a empolgação é mais de 8.000. 

Espero que essas dicas ajudem nos estudos de vocês, seja para qual objetivo for! Se você tem outro método que utiliza e queira dividir, ou já utilizou um destes métodos, comente ai.
Até mais!

 Links úteis: 

 Canal Fernando Mesquita: https://www.youtube.com/user/fernandofmg

Nenhum comentário:

Postar um comentário